quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Kiss - Carly Rae Jepsen

Após o sucesso internacional de "Call Me Maybe", a Carly Rae Jepsen veio mostrar que não é só mais uma 'One Hit Wonder', e que é capaz de fazer um álbum Pop muito bom. Abaixo, lyric videos com as letras das canções (é só clicar no título das faixas) e comentários sobre cada música.

Ela começa com "Tiny Little Bows", que tem um sample de "Cupid", do cantor Sam Cooke. A canção é super divertida, tem um pouco de pop e um pouco de dance music também. A letra é repetitiva e fácil de decorar. É daquelas que você ouve e sai cantando depois, até tirar a música da cabeça depois de um tempo. O sample da música de Sam Cooke é colocado bem na ponte da música que talvez seja a minha parte preferida da canção como um todo. Gostei, começou bem...

"This Kiss": é a principal do CD, tanto que o título dele é "Kiss". É um flerte adolescente e se encaixa bem aqui, no início do álbum. Achei interessante a maneira como Carly se dirige ao beijo no refrão, é bem poética e lírica. O toque consegue fazer contraste com a música dos anos 90 e o pop atual: um ponto muito positivo nesta canção. O vídeo combina bem com a música, e por mais que pareça soar como uma festa adolescente clichê, faz com que quem esteja assistindo torça para que ela beije seu interesse amoroso - o que acontece no final, o ponto alto do vídeo em que o tal beijo realmente acontece. Ela acertou em lançar como um single, mas mesmo assim não tirou o lugar de "Call Me Maybe" - a faixa seguinte.

"Call Me Maybe": o grande hit de Carly Rae Jepsen. Aliás, alguém aí nunca ouviu essa música? Tenho certeza que todos já escutaram. É chiclete, muito chiclete. A batida com a guitarra e o teclado e o violino... todos se encaixam muito bem. Já estava no EP "Curiosity", mas não tinha como não estar neste álbum. Se procurarmos, é a música que mais tem covers feitos na internet. O vídeoclipe é muito engraçado, principalmente no momento em que ela sonha com ele sendo o príncipe e no final, quando ela descobre que o homem que ela estava afim era gay. É claro que o cover feito por Justin Bieber, Selena Gomez, Ashley Tisdale e Carlos Pena (do Big Time Rush) foi o que fez a música realmente virar um sucesso, mas não há como negar que essa foi a canção de 2012, sem dúvida nenhuma.

"Curiosity (New Version)": tinha sido lançada em 2011 em sua versão original no EP que tem o nome dessa música, mas aqui ela aparece remixada. A letra é a mais adulta do CD inteiro, mas o novo arranjo deixou a canção mais infantil e eletrônica, o que mudou totalmente o aspecto da canção original e a nova versão neste remix. Assim como as anteriores, é o típico pop chiclete de Carly e a faixa é caracterizada pelo 'oh oh oh' do refrão. Não gostei dessa edição, prefiro a versão original e não entendi porque editaram a música para ser colocada nesse CD. O clipe foi gravado no início de 2012, mas foi lançado só no fim do ano por ser o vídeo mais diferente de Carly até agora. O clipe mostra ela chegando em casa durante uma tempestade. Lá ela encontra seu namorado com outra na cama e ela começa a cantar. É muito mais maduro e adulto do que os outros vídeos, por isso acabou vazando na internet tanto tempo depois.
Escute aqui a versão original de Curiosity (Original Version).

"Good Time (com Owl City)": originalmente foi gravada para o álbum de Owl City, mas se encaixou perfeitamente aqui também. É uma canção divertida, fala sobre curtir a vida ter um momento bom. Também tem um clipe, que mostra Carly Rae, Owl City e seus amigos num acampamento de verão. É uma música muito boa, mas apesar de ter sido um dos singles que tentou tirar um pouco do foco de "Call Me Maybe", não conseguiu.

"More Than a Memory": mais uma canção do disco. Não me impressionou muito, nem a letra nem a música. Não é ruim, e mais uma vez a melodia fácil e a letra repetitiva estão presentes. Aqui já fiquei cansado da voz dela, e quase me deu vontade de parar de ouvir o álbum, mas fui em frente.

"Turn Me Up": praticamente passou reto. Ouvi uma vez, ouvi outra vez, ouvi mais uma vez, mas não quis escutar mais. Parece uma mistura de todas as músicas pop dançante do CD, mas eu gostei. Não é a melhor (e não está na lista das melhores) dela, mas ela com essa música ela mostra que o pop chiclete é o que você ouviu até agora e vai continuar ouvindo até o fim do disco.

"Hurt So Good": super divertida, acho que merece destaque. Não tem como negar que quase todas as músicas desse álbum são muito parecidas, tem algumas que até tenho dificuldade para diferenciar, mas esta é uma música que poderia ser single, e poderia fazer sucesso - não tanto quanto 'Call Me Maybe', mas tem uma letra um pouco diferente das outras até agora e isso me chamou a atenção.

"Beautiful (com Justin Bieber)": mais uma faixa romântica, com uma participação que não podia não estar no CD, afinal, ele que lançou ela no mundo musical. A canção é bonita, e provavelmente foi o que fez as várias fãs dele comprarem o álbum. É uma música bem simples e singela, não precisou de um arranjo tão rebuscado ou coisa do tipo, mas não deixa de ser bonita, a letra pode ser clichê, mas você tem uma sensação boa e de conforto quando escuta essa canção.

"Tonight I'm Getting Over You": começa devagar e você pensa que é só mais uma música para completar o CD, até que começa uma batida muito mais forte do que todas as outras músicas até agora. É claro que continua sendo o pop chiclete dela, mas com algo muito mais intenso e diferente aqui. Ela colocou essa faixa na hora certa, no 'quase fim' do disco, e exatamente depois de 'Beautiful', a canção mais lenta do CD, fazendo um contraste no ritmo dessas duas músicas. Bem pensado.

"Guitar String / Wedding Ring": continua com a intensidade da faixa anterior, mas um pouco menos acentuada aqui. Não entendi o título no começo, mas ao ouvir a canção fui entendendo porque ela fez desse jeito e até que gostei da ideia. A letra é legal, inclusive a comparação que ela faz entre os dois objetos citados no título. Aqui já fiquei bem cansado da voz dela, e quase me deu vontade de parar de ouvir o álbum aqui, mas fui em frente, pois a música seguinte me chamou a atenção.

"Your Heart Is a Muscle": aqui o título me chamou a atenção de novo. Parece óbvio o coração ser um músculo, mas é um título muito diferente para uma canção, ainda mais para uma balada como esta. A voz dela está muito mais grave aqui, acho que ela não conseguiria cantar esta música ao vivo, mas ela pode me surpreender, assim como fez com a derradeira faixa. Podemos perceber que o álbum realmente se encerra aqui, talvez por isso as outras canções ficaram como 'faixas bônus' em diferentes edições do "Kiss".

Faixa Bônus: "I Know You Have a Girlfriend"

Edição deluxe:
"Drive"
"Wrong Feels So Right"
"Sweetie"
"Almost Said It"
"Melt With You" (somente no Japão)

Tenho que dizer que "Kiss" me impressionou pelo fato de Jepsen ter sido a compositora de todas as músicas - exceto as duas que possuem participações especiais -, mas, por outro lado, como já disse antes, enjoei da voz dela rápido. É o primeiro disco, e futuro ela tem, só nos resta descobrir se ela vai conseguir fazer outra canção que consiga tirar ou diminuir o sucesso estrondoso de 'Call Me Maybe'.
Eu não tiraria nenhuma música do disco, (tanto que outra coisa que me impressionou foi a exatidão de alinhamento das faixas) mas realmente a edição deluxe não acrescentou nada de novo ao CD.
Gostei, ela fez um bom trabalho para primeiro álbum e merece os parabéns!

Destaques: "This Kiss", "Call Me Maybe", "Hurt So Good" e "Tonight I'm Getting Over You".

Nenhum comentário:

Postar um comentário