segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Overexposed - Maroon 5


Alguém já ouviu o CD "Overexposed" completo, do início ao fim? O CD foi lançado em junho do ano passado pelo Maroon 5 e foi um grande sucesso no mundo inteiro.
Pois é, ele levou a banda para um lado muito mais Pop do que Rock, e... até que deu certo! Tanto que até muitos críticos consideram um álbum solo do Adam Levine, mas que fique claro que não é...
Abaixo, o álbum está disponível com os links para ouvir as músicas na íntegra, com vídeos com a letra de todas as canções (basta clicar no título da música):

"One More Night": é um reggae muito divertido, porém com uma letra muito artificial, que difere do resto do álbum. Apesar disso, ainda assim é uma música muito pop, e seu arranjo é excepcional: acertaram na escolha como single. O vídeo é triste, mas, na minha opinião, não é tão apropriado para a música. A canção chegou ao #1 do Billboard Hot 100, ficando nove semanas seguidas no topo e se tornando um dos maiores sucessos do grupo nos EUA.

"Payphone (com Wiz Khalifa)": talvez seja a minha preferida, com uma letra triste mas que gruda na cabeça. Seu ritmo é contagiante e a batida não é tão intensa, contrastando com a letra. Achei o rap do Wiz Khalifa totalmente desnecessário, mas foi uma forma de promovê-lo e assim como os fãs dele ouviram a música, os fãs do Maroon 5 conheceram um pouco mais dele, sem dúvida. O clipe da música foi uma superprodução, foi muito bem dirigido e é tão forte como a letra da canção. É o primeiro single do álbum e fez tanto sucesso que teve diversos remixes feitos, e dois estão ao final da edição deluxe do CD.

"Daylight": simples, tocante e cativante. Lembra algumas músicas do Coldplay, por causa da letra e do toque. Eu gostei, mas talvez não seja adequada para um single (é a atual música de trabalho do disco - mas vamos ver se vai aparecer nas paradas ao redor do mundo). O clipe é extenso (nove minutos e trinta e cinco segundos) e um pouco entediante, mas teve uma ótima adesão dos fãs - eles que participam do vídeo - e uma ótima edição final também. O tema da letra se compara a "One More Night", por falar que após mais uma noite ele terá que ir embora, mas o jeito tratado aqui é bem mais delicado e lírico.

"Lucky Strike": parece a segunda parte de "Moves Like Jagger", porque é tão dançante e animada quanto. Se for single, vai tocar até enjoarmos, porque o refrão é chiclete e é uma música animada, o que é tudo o que as rádios querem tocar. Gostei, os arranjos estão bem colocados e resume bem o CD inteiro: Maroon 5 mais Pop do que nunca.

"The Man Who Never Lied": um pouco parada, mas é contagiante cantar "I was the man who never lied...". Gostei, mas enjoei muito rápido. Vale lembrar que junto com as outras faixas citadas até agora (1 a 4) e "Wipe Your Eyes", esta canção está no setlist da turnê de divulgação do "Overexposed" - que passou pelo Brasil em agosto de 2012. Voltando a canção, a letra é bem sincera e ela combinou bem com a batida.

"Love Somebody": achei interessante a letra solitária, mas acho que só está um pouco mal encaixada. É uma daquelas faixas extras para 'completar' o álbum, mas ficou bem aqui.

"Ladykiller": alguns dizem que é uma faixa que precisa de destaque. Eu não: tiraria do CD tranquilamente se pudesse. Não gostei muito do refrão e achei que a guitarra entrou na hora errada. - Mas quem sou eu pra falar mal de alguma música do Maroon 5? Ninguém. - Mas, passado isso, do restante da letra não há do que reclamar.

"Fortune Teller": possui semelhança com "Love Somebody" em várias notas, mas na letra nem um pouco. É bem leve e não precisa de um grande destaque (na minha opinião).

"Sad": chegou na hora certa, e fez uma pausa no disco. É o momento que você respira, para e pensa sobre a letra da música. O piano forte no refrão combina com a árdua voz do Adam Levine. A letra é muito forte e triste (claro, é o título da canção) e ela é inteira no piano - o que faz relembrar Adele, com "Turning Tables" ou "Someone Like You".

"Tickets": retoma a continuação dos seguimentos dançantes do CD. A letra é engraçada, o que dá um equilíbrio com a faixa anterior. Também seria um bom single, mas não entrou nem para o setlist do show de divulgação do CD, junto com tantas outras músicas deste disco. Os versos 'la la la' ficam na cabeça e não tem como alguém ouvir e ficar parado.

"Doin' Dirt": música Pop anos 80. É a mais Pop do CD inteiro e talvez seja a minha favorita. O toque é interessante e te vicia. Me vi numa festa dançando essa música na primeira vez que ouvi, o que talvez seja a grande sacada da música. Gostei muito!

"Beautiful Goodbye": finaliza bem o álbum, mas é muito morna e tranquila e por isso talvez dá aquele gosto de 'quero mais', que pode ser encontrado nas edições deluxe ou internacional do disco.

(Edição internacional:)
"Moves Like Jagger (com Christina Aguilera)": encerra muito bem o disco como um todo. Super animada e não há fã do Maroon 5 que não saiba inteira e que não admira a participação da Christina Aguilera. Além disso, é uma grande homenagem a Mick Jagger e na verdade, não foi incluída em nenhum CD do grupo, mas nas edições especiais de "Hands All Over" e "Overexposed".

(Edição deluxe:)
"Wipe Your Eyes"
"Wasted Years"
"Kiss"
A edição deluxe acrescenta mais rock, o que realmente não encaixa neste álbum da banda. Não engoli o início de "Wipe Your Eyes" e não sei porque esta música entrou para a setlist da turnê do CD. Mas não é uma canção ruim, de jeito nenhum. O cover da música de Prince ("Kiss") deu super certo e "Wasted Years" também não deixou a desejar.

(OBS.: Os vídeos com as letras das músicas não foram feitos por mim e nem por ninguém que tem contato com o blog.)

"Overexposed": um CD muito interessante, muito Pop e vale a pena comprar. Há uma diferença grande entre o álbum em sua versão standard e deluxe - que apresenta mais rock do que o restante das canções. Os singles foram bem escolhidos, na média, e quase todas as músicas poderiam tocar nas rádios.

Destaque para as canções: "Payphone", "Doin' Dirt", "Tickets" e "Moves Like Jagger".

E aí? Gostaram? Ouviram? Quais são as músicas que merecem destaque na opinião de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário